ESCOLAS, COMUNIDADES E PONTOS DE PARTIDA

As médias dos resultados dos alunos que servem de base para as classificações ou “rankings” das escolas portuguesas, vão ditando, injustamente, a qualidade ou não de cada estabelecimento escolar.

Quando se estabelecem as mesmas metas para pontos de partida diferentes, alguma coisa está mal.

As escolas não são “corpos” isolados do meio onde estão inseridas.

…. Os pais do Quim estão desempregados. Moram num bairro social. O pai, não consegue emprego fixo há mais de cinco anos. Ultimamente, tem recorrido a alguns biscates na construção civil, mas recebe sempre muito pouco. A Mãe, desde que a fábrica faliu, tem recorrido ao trabalho a dias, depois das 3 horas de limpeza, duas vezes por semana, das seis às nove da manhã. Há muito tempo que se lhes acabou o subsídio de desemprego. O Quim, tem dias que, por não haver pão em casa, só quando chega à escola pública come e bebe leite. Este ano, foi muito difícil os pais comprarem os livros. Mesmo assim ainda faltam dois. Só aos cinco anos conseguiram vaga para o Quim, no Jardim de Infância…

…. O pai do Martinzinho trabalha numa “startup” e a mãe é médica num hospital privado. Têm um bom rendimento e o Martinzinho anda no melhor colégio privado da região. Moram em condomínio fechado numa moradia com seis assoalhadas com piscina e jardim desafogado. Todos os dias, antes de saírem para as suas ocupações, sentam-se os três na mesa da copa e a Elvira serve-lhes um pequeno almoço substancial. O Martinzinho está no colégio desde bébe e aos quatro e meio já sabia ler na perfeição. Tem computador e tablet desde sempre e, aos cinco, o primeiro smartphone. No colégio, ao almoço e lanche, tem ementa escolhida pelos pais à semana. Todos os dias tem atividades extracurriculares que os pais pagam à parte. A partir das dezanove horas, o pai ou a mãe vão busca-lo já com os TPC feitos e corrigidos….

Estas duas realidades não são comparáveis nem podem constar na mesma lista de avaliação.

Silvestre Félix
18.12.2016
Etiqueta: Educação Foto: Google (Textos ficcionados por mim. Qualquer parecença nos nomes ou factos, é coincidência.)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...